quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nossa história

Vamos conhecer um pouco da nossa história?
O GEPI, como chamamos o nosso grupo de estudos, é fruto da sistematização de experiêcias realizadas na rede CDI (Comitê para Democratização da Informática) em 2006. A partir dessa sistematização identificamos um número considerável de crianças que eram atendidas em nossas Escolas de Informática e Cidadania (EIC) e para as quais não tínhamos um olhar específco. Percebemos então que era necessário pensarmos numa metodologia para esse público.
Assim, foram organizados em alguns regionais (um deles o Rio de Janeiro) grupos de EICs que estariam contribuindo com o trabalho que desenvolviam para organizar um material que atendesse toda a rede CDI.
Trabalhamos muito! O grupo inciou com 5 escolas e no final de 2007 tínhamos apenas duas e muitas dúvidas.
Nos indagávamos o tempo todo: estamos no caminho certo? será que nosso trabalho realmente está valendo a pena? Fomos muito duras em nossa avaliação, mas não desistimos de continuar com o grupo. Ainda bem!
Pois, em 2008 o grupo cresceu. Passou a contar com 12 escolas de informática e cidadania (7 sempre presentes). Realizamos 11 encontros (um por mês) e cada encontro foi realizado em uma EIC qe participava do grupo.
O ano de 2008 foi muito importante. Conseguimos contribuir com a equipe pedagógica da matriz da rede CDI na elaboração do tão sonhado material para o público infantil. Em novembro de 2008 tínhamos sistematizado um material organizado por faixa etária resultado do envolvimento de um grande número de pessoas, inclusive os educadores e coordenadores de EICs do CDI RJ que atendem esse público.
Em 2009, iniciamos nosso trabalho com mais de 20 EICs no grupo. Já realizamos dois encontros...Mas, o conteúdo desses encontros serão postados em outro tópico, rsrs.
Quero desejar:
Parabéns a todos que tem feito ,desde 2006, o GEPI acontecer. Este grupo é resultado da dedicação, do compromisso e do desejo de todos nós de fazermos algo que era tão sonhado acontecer!
Em 2009, 2010, 2011 ......vamos continuar fazer acontecer!

Um comentário: